quarta-feira, 27 de março de 2013

LAVO AS MÃOS, SENHOR!

.
.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pilatos, vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: «Estou inocente deste sangue. Isso é convosco.» Mt 27, 24
 
 
Senhor,
impressiona-nos tanto este “lavar de mãos” de Pilatos na tua presença!
 
E no entanto, Senhor, tantas vezes eu lavo as minhas mãos quando contigo me encontro!
 
Quando Te encontro nos pobres na rua e passo adiante:
Lavo as mãos da indigência dos indigentes!
 
Quando Te encontro nos sós que não têm ninguém e não lhes sorrio:
Lavo as mãos da solidão dos abandonados!
 
Quando Te encontro nos necessitados de carinho e não os abraço:
Lavo as mãos da falta de amor aos desamados!  
 
Quando Te encontro nos injustiçados e não os defendo:
Lavo as mãos da injustiça dos inocentes condenados!
 
Quando Te encontro nos não nascidos e nada faço para mudar as leis iníquas:
Lavo as mãos da morte dos abortados!
 
Quando Te encontro nos mais fracos e não luto por eles:
Lavo as mãos da fraqueza dos indefesos!
 
Quando Te encontro em cada irmão e irmã e não os amo como Tu me amas:
Lavo as mãos do amor que Tu me dás!
 
Quando Te encontro em cada um que Te procura e não dou testemunho de Ti:
Lavo as mãos da missão que Tu nos deste de chamar os que andam perdidos!
 
Quando Te encontro nos que Te atacam e Te querem expulsar da humanidade, e nada faço, nada digo, nada testemunho do teu amor:
Lavo as mãos de ser teu discípulo e entrego-Te para seres crucificado!
 
Tenho as mãos gastas, Senhor, de tanto as lavar e as ter cada vez mais sujas, com as minhas fraquezas, com as minhas tibiezas, com o meu pecado.
 
Tem compaixão, Senhor, e dá-me da água do teu lado, pois só nela devo lavar as minhas mãos, todo o meu ser e purificar o meu coração para Ti.
 
 
Quarta Feira Santa
Monte Real, 27 de Março de 2013
Joaquim Mexia Alves
.
.

2 comentários:

Paulo disse...

Tantas vezes que também eu sou como Pilatos, lavo as mãos e passo ao lado...

joaquim disse...

Julgo que somos todos,Paulo, ao longo das nossas vidas, em determinados momentos.

Um abraço amigo em Cristo