sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DIÁLOGOS COM O DIABO (2)

.
.
 
 
 



Diz ele:
Lá vais tu novamente ler a Bíblia! Para quê? Já a leste tantas vezes que já a devias saber de cor! A história é sempre a mesma!
 
Digo eu:
Deixa-me em paz! Eu leio a Bíblia porque nela encontro caminho, porque nela encontro direcção para a minha vida.
 
Diz ele:
Estás enganado! Para encontrares caminho e direcção apenas tens que pensar por ti. Apenas tens que usar a tua consciência e vais ver que ela te dirige no que for necessário.
 
Digo eu:
Não me enganas, com essas falas mansas. Claro que a minha consciência é importante e que me devo ater a ela. Mas preciso primeiro de a iluminar pela Palavra de Deus.
 
Diz ele:
Pois, pois, até parece que as histórias da Bíblia são diferentes todos os dias. Lidas uma vez, estão lidas! São sempre iguais.
 
Digo eu:
Aí é que tu te enganas e me queres enganar. A Palavra de Deus é viva, e a história que hoje leio na Bíblia, discernida pelo Espírito Santo, fala-me o que preciso hoje, diferente do que precisava ontem.
 
Diz ele:
Tu é que sabes e te queres enganar. Mas digo-te que ela não te traz nada de novo. Precisas é de pensar pela tua cabeça e servir-te da tua consciência, e então sim encontrarás caminho.
 
Digo eu:
Não querias tu mais nada! Tu que és um manipulador por excelência, um mentiroso, preparavas-te então para subtilmente manipular a minha consciência, que sem a Palavra de Deus, facilmente se deixaria seduzir por ti e me conduziria para onde tu me queres levar.
 
Diz ele:
Estás enganado! Apenas quero que percebas que com todas as boas capacidades que tens, não precisas de te agarrar a um livro velho que diz sempre a mesma coisa. Tu, sozinho, és capaz!
 
Digo eu:
Lá vêm os elogios às minhas capacidades! Mas se dizes que é um livro velho e que nada traz de novo porque te incomoda tanto que O leia e me deixe guiar por Ele?
Vai-te mas é, afasta-te de mim, porque onde está a Palavra da Verdade, não pode estar a mentira e o engano.
 
 
Marinha Grande, 10 de Janeiro de 2013
.
.

10 comentários:

Fernando Brites disse...

É bem verdade, e não é de agora! 1ª carta de Pedro, 5, 8.9: "Sede sóbrios e vigiai, pois o vosso adversário, o diabo, como um leão a rugir, anda a rondar-vos, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que a vossa comunidade de irmãos, espalhada pelo mundo, suporta os mesmos padecimentos."

joaquim disse...

Meu caro Fernando, que prazer "vê-lo" por aqui e, claro, com a Palavra certa!

Obrigado.

Um abraço amigo em Cristo

NUNC COEPI disse...

Mas... então... afinal o diabo existe???
Pois claro que sim e manifesta-se, sobretudo quando fazemos algo que lhe desagrada profundamente:
Ler a Palavra!
Alguns, não conseguem resistir-lhe e lêem nas 'entrelinhas' coisas que não estão lá porque, a Palavra, não tem entrelinhas; outros tiram do contexto o que julgam lhes convém melhor, seja para se justificarem, o que é mau, seja para enganar outros, o que é péssimo.
Tudo isto se passa, fundamentalmente, por esta singela razão:
A Palavra de Deus é a Verdade, porque, Ele é a própria Verdade, o demónio é o pai da mentira e, como tal, não tolera a Verdade.

joaquim disse...

Obrigado António!

As tuas achegas são sempre importantes.

Um abraço amigo em Cristo

Paulo disse...

Todos os dias, as sagradas escrituras nos falam de "maneira diferente", ainda que, sempre para o nosso bem e pela Fé.

joaquim disse...

É verdade Paulo, sem dúvida nenhuma!

Um abraço amigo em Cristo

Concha disse...

Na minha Comunidade aprendi a não ter receio de abrir a Bíblia e escutar o que me diz a Palavra.Sempre que tenho alguma dificuldade na minha vida, peço a iluminação do Espírito Santo e depois abro a Bíblia e acredita que vem sempre uma respsota às minhas inquietações.Por vezes até esboço um sorriso,por não ter pensado naquela resposta.
Abraço na paz de Cristo

joaquim disse...

É verdade Concha!

acontece a todos nós que acreditamos com fé.

Um abraço amigo em Cristo

Ailime disse...

Amigo Joaquim , fascinante mesmo a forma como este diálogo se vai desenrolando e como vamos tomando consciência de que sem Deus a guiar-nos pela Sua palavra, a nossa vida não teria consistência. Muito lindo e inspirador o que escreveu. Obrigada. Ailime

joaquim disse...

Muito obrigado Ailime.

Vou-me deixando levar por Ele!

Um abraço amigo em Cristo