segunda-feira, 30 de outubro de 2006

ORAÇÃO EM LÍNGUAS 11

"Não é provável que esta oração no futuro próximo tenha entrada nas grandes assembleias litúrgicas. No final do Evangelho de São Marcos que apareceu somente em meados do séc. II, diz-se: “E acontecerão estes sinais aos que acreditarem: … falarão em outras línguas” (Mc 16,17). Por isso cem anos após a morte de Jesus ainda era geralmente conhecido o sentido da oração em línguas e o texto dá a perceber a opinião de que este “sinal” da presença do Espírito Santo não só foi dado à primeira geração cristã, mas também é um fenómeno normal da missão cristã. Hoje estamos de novo perante uma nova época da história da fé, e ainda não encontramos a linguagem para descrever esta novidade do Deus sempre novo. O Senhor da história quer purificar a nossa linguagem, irromper a partir do interior, dar-nos palavras novas: Quando devolvermos as profundidades da nossa faculdade linguística ao Seu Mistério, então anunciaremos “com coragem o mistério do Evangelho” (Ef 6,19) de forma nova no nossa inteligível língua mãe.Concluindo, importa salientar: O Carisma da oração em línguas tem – como qualquer outro Carisma – como pressuposto uma capacidade natural, a saber, a capacidade humana de falar. A oração em línguas deve por isso, como qualquer Dom do Espírito Santo, ser examinada sobre a sua autenticidade. A pronúncia da série ininteligível de vogais e consoantes é um fenómeno que é plenamente conhecido dos médicos em determinadas doenças ou também aparece em estados de embriaguês. Não é portanto carismática, mas tem origem puramente psicológica. "

(as palavras a negrito são do autor)


"Experiência Fundamental do Cristianismo" - Heribert Mülhen

(A identificação do autor está em "Oração em Línguas 7" )

Aqui termina esta série de textos sobre a Oração em Línguas.
Não que se tenha esgotado o tema, mas porque foi lançada a interpelação e agora é tempo de "experimentar", de viver esta oração.
Estou, naturalmente ao dispôr, para responder ao que me for perguntado, dentro dos conhecimentos que o Senhor me vai dando conhecer.

Tudo para Sua Glória.

Sem comentários: