quarta-feira, 21 de junho de 2006

MENSAGENS PAPAIS AO RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO

“Rejubilamo-nos convosco, caros amigos, no renovamento da vida espiritual manifesta hoje na Igreja, em formas diferentes e ambientes variados… Em tudo isso, podemos reconhecer o trabalho misterioso e discreto do Espírito, que é a alma da Igreja”
Paulo VI
I Conferência Internacional para Dirigentes, Grottaferrata (Roma) Outubro de 1973

“Como poderia pois, este “renovamento espiritual” não ser “uma chance” para a Igreja e para o mundo? E como, neste caso, não se haveriam de tomar todas as medidas para assegurar que assim fosse?”
Paulo VI
III Congresso Carismático Internacional, Vaticano
Maio de 1975

“Estou convencido que este movimento é um sinal da Sua acção
( do Espírito). O mundo está necessitado desta acção do Espírito Santo … Agora vejo este movimento, esta actividade em todo o lado …”
João Paulo II
Concílio do Secretariado Internacional do RC (ICCRO)
Dezembro de 1979

“Esta manhã tenho a alegria de me encontrar com esta vossa assembleia, na qual vejo jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, unidos na profissão da mesma fé, sustida pela espera da mesma esperança, ligada por laços dessa caridade que “ foi derramada nos nossos corações pelo Santo Espírito que nos foi dado” (Rom 5,5). Por esta efusão do Espírito, sabemos que adquirimos uma experiência cada vez mais profunda da presença de Cristo, graças à qual podemos crescer diariamente no conhecimento amoroso do Pai. Certamente, por isso, o vosso movimento dá particular atenção à acção, misteriosa mas real, que a terceira pessoa da Santíssima Trindade exerce na vida dos Cristãos”
João Paulo II
Primeira Audiência ao RCC Italiano
Novembro de 1980

“ A vossa reputação precede-vos, como a dos seus amados Filipenses, que levaram o Apóstolo Paulo a começar a carta que lhes dirigiu com um sentimento que me apraz repetir: “Dou graças ao meu Deus cada vez que penso em vós …””
João Paulo II
IV Conferência Internacional para Dirigentes
Maio de 1981

“Peço-vos, e a todos os membros do Renovamento Carismático que continuem a gritar comigo bem alto ao mundo: “Abram as portas ao Redentor” … A missão da Igreja é proclamar Cristo ao mundo. Vós participais efectivamente nesta missão na medida em que os vossos grupos e comunidades têm as raízes nas igrejas locais…”
João Paulo II
V Conferência Internacional para Dirigentes
Abril de 1984

“Este ano cumpre-se o 20º aniversário do Renovamento Carismático na Igreja Católica. O vigor e a abundância dos frutos no Renovamento atestam a poderosa presença do Espírito Santo trabalhando na Igreja durante estes anos depois do Concílio Vaticano II. Claro que o Espírito guiou a Igreja em cada época, produzindo uma grande variedade de dons entre os fiéis. Devido ao Espírito, a Igreja preserva uma vitalidade jovem contínua, e o Renovamento Carismático é hoje uma eloquente manifestação desta vitalidade, uma forte declaração do que “o Espírito diz às igrejas” (Ap 2,7), á medida que nos aproximamos do segundo milénio.”
João Paulo II
VI Conferência Internacional para Dirigentes
Roma Maio 1987

“ O Espírito Santo trabalha em grupos como os vossos, atraindo-vos à oração e enchendo-vos de alegria na adoração e louvor ao Senhor … Como pode alguém, que já provou a bondade de Cristo, ficar silencioso e inactivo?”
João Paulo II
Aos dirigentes da Catholic Fraternity of Covenant Charismatic Communities and Fellowships (CFCCCF)
Roma Dezembro 1991

“Ao celebrardes o 25º aniversário do início do Renovamento Carismático Católico, eu junto-me a vós entusiasmado, louvando a Deus pelos muitos frutos que surgiram na vida da Igreja. O aparecimento do Renovamento Carismático a seguir ao Concílio Vaticano II foi uma dádiva particular do Espírito Santo à Igreja.”
João Paulo II
Concílio do ICCRO
Roma Março 1992

“ Acabaram de ter um retiro em Assis, a cidade de S Francisco e de Santa Clara … Estas grandes figuras de santidade na Igreja fizeram suas as palavras de S Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. Não é este o ideal e a finalidade que anuncia o Renovamento Carismático? Não é este o programa de vida que os vossos grupos de oração e as vossas comunidades se impuseram sob a orientação do Espírito Santo?. Possam os exemplos e a intercessão dos grandes Santos de Assis fortalecer a vossa resolução para crescerdes continuamente no amor e serviço evangélicos “á medida e á estatura da plenitude de Cristo” (Eph 4,13)”
João Paulo II
Retiro de Assis
Castelo Gandolfo Setembro 1993

“Os esforços para dardes a conhecer aos outros a alegria da vossa fé em Cristo não só contribuirá para o fortalecimento das Igrejas locais a que pertenceis, mas inspirará uma fé mais madura e profunda entre os seus próprios membros”
João Paulo II
Assembleia Plenária do CFCCCF
Roma Novembro de 1994

“Como poderemos deixar de louvar a Deus pelos abundantes frutos que nas décadas recentes o Renovamento trouxe às vidas das pessoas e das comunidades?”
João Paulo II
VII Encontro Internacional dos dirigentes doCFCCCF
Roma Novembro 1996

“ O Renovamento Carismático Católico ajudou muitos Cristãos a redescobrir a presença e o poder do Espírito Santo nas suas vidas, na vida da Igreja e no mundo, e esta descoberta acordou neles a fé em Cristo cheia de alegria, um grande amor à Igreja e uma dedicação generosa à sua missão evangelizadora. Neste ano do Espírito Santo, junto-me a vós louvando a Deus pelos frutos preciosos que Ele desejou amadurecer nas vossas comunidades, e, através deles, nas Igrejas particulares.”
João Paulo II
IX Conferência Internacional para Dirigentes
Fiuggi Roma 1998

“Trata-se de uma esperança, de um positivo sinal dos tempos, de um dom de Deus à nossa época. É a redescoberta da alegria e da riqueza da oração contra teorias e práxis sempre mais enrijecidas e ressequidas no racionalismo secularizado. Eu mesmo constatei pessoalmente a sua eficácia: em Munique, algumas boas vocações ao sacerdócio vieram-me do movimento. Como em todas as realidades entregues ao homem, dizia eu, também esta é exposta a equívocos, a mal-entendidos e a exageros. O perigo, porém, seria ver apenas os riscos, e não o dom que nos é oferecido pelo Espírito. A necessária cautela não muda, portanto, o juízo positivo do conjunto”.
Em "Diálogos spbre a Fé" - Cardeal Ratzinger

Sem comentários: