quinta-feira, 30 de março de 2006

Do Evangelho de Quarta Feira, 15 de Março


«Vamos subir a Jerusalém e o Filho do homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão-de entregá-Lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia». Mt 20,18-19





Tudo aponta para a Ressurreição, tudo aponta para a alegria, tudo aponta para a vitória sobre o pecado, sobre a morte.

Jesus Cristo, mais do que prometer, afirma a Ressurreição, afirma a vitória sobre o pecado e sobre a morte, afirma a Salvação dos homens.

Mas Jesus também nos diz, que antes de tudo isso acontecer, Ele precisa de subir a Jerusalém, precisa de ser escarnecido e açoitado, precisa de subir ao Calvário, aceitando e levando a Cruz, precisa de ser crucificado e morrer, para depois ressuscitar em glória.

Nas nossas vidas muitas vezes nós apenas queremos a ressurreição, apenas queremos a alegria, apenas queremos viver para sempre, salvos de todo o mal e de todo o pecado.

Mas é Jesus que nos diz nesta Palavra, que isso, por Sua graça, está ao nosso alcance, mas primeiro temos de subir à nossa Jerusalém, primeiro temos de viver no mundo, temos de enfrentar as tentações e o pecado, temos de aceitar as provações, as humilhações, as incompreensões, temos de aceitar as dores, tudo entregando pelos outros, (como Ele fez ao entregar-se por nós), temos de nos deixar crucificar pelo mundo para morrendo para o mundo, renascermos para a Vida Nova, alcançando por Sua graça a Salvação, para então ressuscitarmos por Cristo, com Cristo e em Cristo, vivendo a vida eterna que Ele mesmo nos alcançou pela Sua Paixão e Ressurreição.

Tudo assim tem sentido, e as provações do mundo não são mais que degraus, uns mais difíceis de subir que outros, mas que vividos no caminho da subida a Jerusalém e ao Calvário, nos levam, por promessa inabalável de Cristo, à Salvação e à Vida Eterna.
Monte Real, 16 de Março de 2006

Sem comentários: